segunda-feira, 30 de maio de 2011

Massagem em bebês


Meus amigos,

Hoje trago um texto publicado na Seleções que mostra os benefícios da massagem para os bebês. Várias mães que freqüentam meu consultório utilizam essa prática que não só acalma a criança, mas que aumenta o contato e a sensação de prazer para ambos. Leiam e pratiquem a massagem em seus bebês. Com certeza, eles agradecerão no futuro.


Quem não gosta de uma massagem? Além de saudável para o corpo e a mente dos adultos, ela é essencial para estimular as sensações de um bebê, e capaz de unir ainda mais a criança aos pais. Além disso, ajuda a tranqüilizar os nenéns prematuros, e é recomendada para os pais adotivos que desejam criar um vínculo com seu novo filho.

1 - Antes de começar, certifique-se de que o cômodo esteja aquecido – um bom momento de massagear um bebê é após o banho.

2 - Deite o bebê de barriga para baixo sobre uma toalha ou um trocador na altura de sua cintura. Ponha alguns travesseiros em volta do bebê para que ele não role.

3 - Pingue uma pequena quantidade de óleo de massagem na palma da mão. Espere alguns segundos para deixá-lo aquecer e delicadamente massageie o bebê.

4 - Tenha cuidado de evitar os olhos do bebê e o cordão umbilical, se for recém-nascido. Não estenda os braços e as pernas com força.

5 - Acalme um bebê com cólica acariciando a barriga, colocando uma das mãos de cada lado e deslizando o bebê num delicado movimento em todas as direções. Então acaricie a área ao redor do umbigo no sentido horário, com uma das mãos atrás da outra.

6 - Para acalmar um bebê no período de dentição, massageie da base das orelhas até a base do pescoço e na direção do centro do queixo.

7 - Faça você mesma o óleo de massagem para o seu bebê misturando 75 ml de óleo de amêndoas doces, 1 colher de chá de óleo de jojoba e 2 gotas de óleo de camomila. A mistura também pode ser usada como óleo de limpeza na troca de fraldas. Colocado num frasco bonito, torna-se um presente útil para uma nova mamãe. (Fonte: Salve o Meio Ambiente – Reader’s Digest)


Um abraço,

Pedro Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário