quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A Saúde e o Meio Ambiente


Sabemos que é preciso ter atenção redobrada com as gritantes alterações climáticas. Precisamos agir agora antes que seja tarde demais.

As alterações climáticas, como outras ameaças ambientais, tem o potencial de destruir a ecossistemas dos quais toda vida depende. Um aumento global na temperatura de dois graus centígrados é amplamente reconhecido como o ponto crítico para a mudança climática que dará o “start” para uma crise global sem precedentes. Instabilidade climática é a mais importante ameaça em longo prazo para a saúde, você sabia? As chuvas imprevisíveis, secas, inundações, derretimento de geleiras e elevação do nível do mar global colocam em perigo a vida em sentido amplo, como na escassez de comida e água, no declínio da colheita, no ecossistema como um todo gerando, inclusive, colapso econômico em países de primeiro a terceiro mundo, sem exceção.  E, inevitavelmente, os menos favorecidos irão sentir os efeitos de forma mais aguda.

Portanto, temos que ter em mente que, o que é bom para o clima é bom para a saúde e vice versa. Que temos que melhorar os ambientes nos quais vivemos que, muitas vezes, não são escolhas nossa, mas são as únicas formas de preservação das espécies. A promoção da saúde centra-se muito além do indivíduo por si só. Precisamos mudar nosso comportamento e nossa forma de pensar. Ao mudarmos, nós estaremos escolhendo o que queremos: ser saudáveis e vivermos em harmonia com o meio ambiente, que tudo nos provê, ou desaparecermos num futuro muito próximo. Precisamos nos ajudar, uns aos outros, a tomar decisões que são melhores para nós e nossas famílias. Não podemos colocar o dever, ou a escolha, de preservar o meio ambiente e, por tabela, a nossa saúde nas mãos dos governantes, somente. Precisamos fazer a nossa parte. Se não cuidarmos da Mãe Terra, não poderemos exigir que ela continue acolhendo, alimentando e dando vida aos seus filhos.

Escolher uma vida saudável nem sempre é fácil. Mesmo assim, que tal tentarmos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário