terça-feira, 3 de maio de 2011

Duas vezes amor

Ontem, foi um dia especial para mim. Antes de inaugurar mais uma família, tive não só a felicidade, mas a honra de beijar a mão da bisavó do pequeno bebê que estava chegando ao mundo. Muito me emocionou, pois esta família começou tendo meu pai como inaugurador. Neste parto, após um excelente pré natal realizado pela Dra. Maria Imaculada, profissional de ponta de nossa cidade e auxiliada por sua filha, Dra. Monique, também obstetra que seguiu como eu, o bom exemplo de sua mãe que sempre honrou o exercício da medicina, eu percebi que estava dando, também, continuidade ao trabalho fascinante de meu pai, sendo acompanhado por avós e bisavó! Esse é o tipo de momento que há de ficar registrado no meu coração e que dinheiro no mundo não paga, pois eu acredito na força da família e no legado que ela nos deixa.

Maio é o mês das mães e avó é viver a maternidade com o compromisso de ver coisas que, nem sempre a pressão e a ocupação da “profissão” - mãe - permite. Que dirá uma bisavó atuante? É uma dádiva de Deus! Porque quando se é mãe, se tem a preocupação de cuidar, zelar, dando atenção em tempo integral, educação, tendo que dizer sim ou tentando explicar o porquê de um sonoro não... Mas, quando se é avó ou avô, a única coisa que se tem como obrigação é aproveitar todos os momentos que, quando pais, não puderam ter. É rir das gracinhas, é deixar se lambuzar, é não se importar com banho de chuva, é entupir de doces e balas gostosas. É recuperar o tempo, acima de tudo, é sentir-se vivo, é reaver a juventude, é lembrar com saudade dos tempos de mãe e pai... Eu diria que ao ser avó ou avô, viramos GELOL. Nossa obrigação é curar o “dodói” e participar! E isso é vida para quem não sabe quanto desta lhe resta. É a missão duplamente cumprida. É presente para poucos.

Em contrapartida, ter avô e avó é uma certeza de que a vida não se resume só no nosso mundo ou aquela pequena célula familiar. Nossa vida pode ser muito maior e feliz, sob a ótica de uma criança tendo a presença dos avós. É ter a certeza de que existe uma pessoa que vai cuidar com o mesmo amor dos pais, sendo que com a paciência e asapiência que só se adquire com o tempo.

Participando de um congresso internacional sobre humanização do parto, mostrei a importância da família e fiz questão de dizer que avós não estragam os netos. Falo de caso pensado, pois se avós estragassem as crianças eu não seria a pessoa centrada que sou e que defende a família como defendo. Para os que desconhecem, fui muito ligado à minha avó Júlia e era conhecido como “Pedrinho da vovó”, com muito orgulho. E em Junho, com a graça de Deus, comemorarei os 90 anos de minha outra avó! Sou ou não sou abençoado por isso?

Ontem eu vi como é bom andar na mão certa da estrada, na via do amor. Inaugurar essa família, dando continuidade ao trabalho do meu pai, foi um momento muito, mas muito especial para mim.

Um abraço,

Pedro Angelo

4 comentários:

  1. Amigo Pedro Angelo, estou adorando o seu blog, sentindo que ele já está dando frutos preciosos para todos nós, leitores assíduos. Vejo nele a sua bondade, o seu carisma, o seu orgulho de bom filho e bom pai e também como um excelente pediatra. O orgulho que tenho de você é infinito.Tenho boas lembranças de nossos dias em que vinha a nossa casa nos procurar também, como sua famíla, e isto me faz sentir saudades, mas sei o que faz, e sente feliz dando-me grande alegrias e ainda mais, uma infinita gratidão a Deus por que como "Inaugurador de Famílias", está espalhando Amor para este Universo de pessoas que tanto precisam de Você. Beijos da Neyde

    ResponderExcluir
  2. Meu querido primo, que saudades da Tia Juliete, saudades de nossas aulas, tenho um carinho muito grande por vc, parabéns pelo seu lindo trabalho, beijos carinhosos. Patty

    ResponderExcluir
  3. Pedro, você é um exemplo de humano a ser seguido por tantos outros profissionais da saúde. Um inaugurador de famílias a meu ver é aquele que se deixa tocar pelo olhar do outro e se permite interagir nos níveis mais sutis da emoção, é estar pronto a plantar a semente do Tornar-se humano num mundo tão desviado e desviante de sensibilidades. Sinto-me honrada por conhecê-lo.
    Um forte abraço.
    Marilanda Lima
    Enfermeira Obstetra
    Parteira Domiciliar Urbana

    ResponderExcluir
  4. Boa noite meu grande amigo! Tudo bem com você?
    Ficamos felizes pela oportunidade de participar aqui, compartilhando com os demais amigos nosso parabéns pelo trabalho realizado neste BLOG.
    Adoramos o nome dele, e podemos dizer que nossa família cresceu e você fez parte dessa história, desde a época da "Família Canguru", lembra?
    Quem conhece esta família sabe do que estamos falando, e todo este trabalho é fruto de algo que você sempre acreditou e tornou vivo ao longo desses anos de dedicação!
    Aprendemos muito contigo, e as lições...tenha certeza...serão multiplicadas por gerações...Nossos filhos também aprenderam, afinal passaram pelas suas mãos, sempre dedicadas e cuidadosas em transportar para esse mundo, de forma que percebessem um clima de amor, paz e tranquilidade, da mesma forma que foi durante os noves meses na barriga da mamãe.
    Que Deus continue te iluminando, que este coração continue sempre jovem, batendo forte e emocionando a todos nós...
    Acreditamos muito nos seus conceitos, e sabemos que eles tem como objetivo tornar esse mundo melhor, sempre sustentado em sua maior preciosidade, as famílias que nele vivem.
    Agradecemos pela sua amizade e tenha certeza que você será sempre lembrado por todos nós!
    Abraços,
    Adenauer, Jacqueline, Monique e Rubens!

    ResponderExcluir