segunda-feira, 26 de março de 2012

Sarampo - Prevenir é melhor que remediar!

O Sarampo é uma doença víral, e é uma infecção do sistema respiratório,altamente contagiosa e que afeta principalmente crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pessoas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo.
A maioria das pessoas se recupera mesmo sem tratamento dentro de 2-3 semanas. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarreia grave, infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo pode ser prevenido através da vacinação.
O sarampo é um dos cinco exantemas da infância clássicos, junto co a varicela, rubéola, eritema infeccioso e roséola. É altamente infeccioso e transmitido por secreções respiratórias como espirros e tosse. Após o início de uso da vacina tornou-se raro nos países que a utilizam de forma eficaz, como Brasil e Europa.Contudo, ainda causa 40 milhões de casos e um a dois milhões de mortes por ano em países sem programas de vacinação eficientes. As epidemias tendem a ocorrer a cada dois ou três anos, necessitando do nascimento de novos bebês susceptíveis para se propagar.
Os sintomas do sarampo são:
§  Coriza,
§  Mal estar geral,
§  Tosse com catarro,
§  Dificuldade de ingestão e;
§  Sinal de Koplik (pequenos pontos brancos rodeados de uma zona vermelha, que se agrupam na mucosa interna das bochechas).
Como ocorre sua transmissão: É espalhada pela tosse, espirros, beijos, pelas gotículas que saem quando se fala e qualquer outra forma de contato com fluidos do nariz de uma pessoa infectada e boca, diretamente ou através de objetos (como copos e talheres). É altamente contagioso, 90% das pessoas que ainda não possuem imunidade são contaminadas caso compartilhem o mesmo ambiente com uma pessoa infectada por algumas horas por dia (casa, creche, escola, trabalho...). O período contagioso começa 2-4 dias antes do aparecimento das marquinhas pelo corpo e continua até 2-5 dias após o início delas (Infectividade de quatro a nove dias no total).
Mais de 95% das mortes por sarampo ocorrem em países subdesenvolvidos com sistemas de saúde deficientes, apesar de a vacina ser barata, segura e muito eficaz. 
Portanto, não deixe de ter atenção para com a caderneta de vacinação e as datas ali estipuladas para vacinar seus filhos contra o sarampo. Em caso de dúvida, procure um posto de saúde ou o pediatra que atende seus filhos. Prevenir é melhor que remediar.
Um Abraço.
Pedro Angelo

Um comentário:

  1. obg pl informaçao -bastante util... a minha filha de 21meses, veio na creche numa 6fª e na 2ºf estava com conjuntivite , segui ao hospt. zona pediatrica e foi vista pela pediatra q diagnosticou q estava com conjutivite , e quanto ás"pintinhas na barriga era normal .. era um virus que deseparecera ... isto so p fazer clorocil durante 5 dias 2 em 2 h e que tudo passaria com tempo , nao podia ir creche.... entretanto a febre subiu aos 38 , 38,5, e na 4f fui direta p hospital pois estava cheia das tais p"pintinhas vermelhas que se haviam propagado pelas pernas braços, costas, e face.
    3 pediatras - 2 estagiarios e 1 pediatra no hospt viram que era u"um virus da familia do sarampus , mas que nao era sarampo- e que nada havia fazer só naturalmente irá passar, tentar baixar a febre con ben u ron 250g, e resguardar .
    entretanto febre desepareceu isto a0 4º dia. deixpou ter febre, nao tem comichao, toma banho com AVEENO loçao banho , e Aveeno creme corporal, passou conjuntivite , tenho imenso cuidado com olhos , sempre limpando com compressas e soro. e ela tem tido uma certa tosse , nao muita , por vezes ao deitar e acordar e durante dia pouco ou nada . >Sou Mae , e também estou vacinada tal como ela , evito contato com terceiros. Mas questiono .. até qdo desaperacerao estas borvulçhas "ou "pintas vermmelhas , 2semanas? a bebe nao pode ir ou estar na rua . pode apanhar sol?
    questionei pediatra e ela disse que iria desaparecer para aguardar mas q sarampo nao era . mas sim " uma especie de viris desta familia ", o que é certo é que amanha faz 7 dias que esteve a recuperar e no 8 dia - proxima 2f tenho de ir a uma entrevista a lisboa , será que a posso deixar umas 3 horas com os avós e pai , fato que nao a posso levar comigo , e para ela vai ser dificil estar longe de mim, pois como ainda mama, e está por certo mais fragil, mas nao ten febre , temn bom aspeto , bebe mt agua, e pouco apetite,
    - A si , como pediatra gostaria ouvir a sua opiniao , se é que nao incomodo ?
    grata pl atençao.

    ResponderExcluir