sábado, 10 de março de 2012

Crianças: O segredo de um mundo melhor!


Bola de meia, bola de gude, velotrol, bicicleta com rodinha, rolimã, pique-pega, subir em árvore, escorrega. Manda chuva, Guarda Belo, Flintstone, Jetsons, Herculóides, Mickey, Pateta, Donald, Patolino, Perna Longa, Gaguinho, Gordo e o Magro, Os Três Patetas, Nacional Kid com os Incas Venuzianos e o Celacanto provoca Maremoto, Super Homem, Zorro, He Man, She Ra, Piu-Piu, Frajola, pular amarelinha, construir cidades com bloquinhos de madeira, desenhar atrás da porta e culpar o irmão, ter medo de escuro, andar de balanço, dormir ao som de uma canção de acalanto, jogar queimado, chicotinho queimado, telefone sem fio, passa passa galinha arrepiada, deixa eu passar, tomar banho de chuva, lamber a tigela de massa de bolo, bricar escondido com o cachorro que insistem em lamber seu lanche, salada de fruta de 22 frutas -11 laranjas e 11 bananas - bico de pão com leite condensado, sábado lanchar na casa da vovó, domingo ir ao Campo de São Bento, durante a semana poder tirar um soninho depois dos deveres de casa, até a hora dos Batutinhas, cair, machucar o joelho, ganhar um colinho, poder ver a TV até tarde, sem que o sono vença, ir ao cinema ver ET, brincar na praça, quermesse e carnaval de rua, primeira comunhão, colégio de padre, português, matemática, massinha de modelar, pular o muro do vizinho, cair de cara no chão, rir, gargalhar até ter dor na barriga, comer bombom, tomar sorvete e se lambuzar todo para comer, por fim, a casquinha, bala Boneco, Frumelo, medo de dentista, achar uma moeda debaixo do travesseiro quando caiu o primeiro dente que foi doado para a fada do dente, entregar a chupeta para o coelhinho da páscoa, esperar Papai Noel, balanço, praia e castelos de areia, achar tatuí na beira do mar e colocá-lo na mão para fazer cócegas, as mesmas cócegas que papai e mamãe faziam na minha barriga até eu perder o fôlego de rir, deitar no colo deles e me sentir amado, seguro, feliz. Essas são as poucas de muitas lembranças que tenho do que era ser criança há muito, muito tempo atrás...!!! 

Hoje, vejo cyber crianças em seus cyber mundos de cyber monstros que lutam contra superpoderosos defensores da galáxia como Power Rangers, Medabots, Yugi Oh, Transformes, ou cyber defensores criados por cyber computadores que ultrapassam os limites do real e do imaginário. Tão bom seria se todas as crianças pudessem saber, fosse através do "velho” , como foi na minha infância, fosse através do novo, com a cyber evolução da infância, o que é, realmente, ser criança! 

Ser criança é ter o direito de chorar, de rir, de não sentir fome, frio, sede ou dor. É ter uma cama quente, um teto seguro, um lar onde seus pais mostrem o quanto a amam, onde o carinho e a felicidade sejam parte de seu dia e de seu aprendizado, mesmo que seja uma casa simples, de pau a pique e sapê. Ser criança é poder estudar, é poder brincar, é poder escolher o lado do bem, seja ele, através de Mickey, Piu-Piu e Frajola, Tom e Jerry ou de Power Rangers, Hulk e Homem Aranha. Ser criança e poder desenhar castelos é viver esperanças e acreditar no futuro. Ser criança não é ver criança morrendo de fome, não é ter que entender política e interesses econômicos que preferem matar a ajudar um povo sofrido é não ter que entender palavras como racismo, terror, é não ver milhares de famílias dizimadas em guerras feitas por adultos que não sabem nem o porquê de estarem guerreando! Ser criança não é ter saúde e não ter que ver outras crianças, num lugar distante como a África, parecendo cadáveres em vida, cercadas de mosca, miséria doenças e morte. Ser criança não é ver escolas invadidas por adultos insanos que lutam por causas perdidas e executam pequenos seres que, sequer, tiveram a chance de crescer para entender o que, na verdade, não se entende. Ser criança não é ter medo de fazer castelos de areia na beira da praia e, de repente, passar um arrastão ou ser atingido, num parque, por uma bala perdida. Ser criança não é viver nesse mundo que tentamos melhorar, mas que fica sempre na tentativa porque o que ensinamos é que ter é mais importante que ser. Ser criança é crescer sem medo para ter a coragem de mudar, de fazer, de realizar, de tornar concretos todos os sonhos que existem dentro de cada um de nós. Ser criança é nunca deixar o adulto tomar conta de todo o espaço que existe dentro do nosso coração e de nossa mente. Ser criança é se sentir tão ou mais importante que qualquer coisa porque ser criança é o segredo de um mundo melhor. 


Este texto é uma reflexão após ver, essa semana, cenas de crianças sendo espancadas e violentadas pelos próprios pais, tios... Uma coisa que, como médico, como cidadão e como pai eu não consigo entender... Cuidem bem de nossas crianças e estaremos cuidando bem do nosso futuro.

Meu abraço,
Pedro Angelo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário