sexta-feira, 29 de abril de 2011

Você teria coragem de cortar esse vínculo tão precocemente?


Quem é mãe sabe: quatro meses é muito pouco para ficar em casa cuidando do seu bebê. Primeiro, porque bate aquela sensação de que ele não vai sobreviver sem a presença das mães (e nem as mães sem tê-los nos braços). Segundo porque é a fase mais linda, quando o filho começa a descobrir o mundo, atentar para cores, sons, identificando a mamãe e dando aquele sorriso banguela mais perfeito do mundo. Terceiro, e mais importante, porque todos nós sabemos que o aleitamento materno é a garantia de saúde e imunidade contra várias doenças infantis, além de ser um momento íntimo mágico e único para os dois.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) vem atuando fortemente na defesa do aumento da licença maternidade de quatro para seis meses para todas as mães. Milhares de crianças já estão sendo beneficiadas com esta conquista, mas nem todos os empresários acreditam no benefício deste ato. Os seis primeiros meses são insubstituíveis, segundo a SBP, para o crescimento e para o desenvolvimento do bebê, para o fortalecimento do vínculo afetivo entre mãe e filho e para os benefícios que o aleitamento, em si, proporciona.

Por enquanto, os seis meses de licença só estão valendo para o funcionalismo federal e para servidoras de estados e municípios, assim mesmo, dependendo de decisão e cada governo. Por ora, os dois meses extras (além dos quatro garantidos pela constituição) são opcionais para as mulheres e empresas que podem solicitar o ressarcimento dos custos extras.

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva esteve com a lei nas mãos para torná-la direito inalienável para todas as mães desse País, mas isso foi deixado de lado. Leis mais “importantes” como as que negociam energia nuclear foram assinadas ao apagar das luzes de seu governo. Nossa esperança, como inauguradores de família, como pais e cidadãos está depositada na presidenta Dilma Rousseff, que antes de tudo é mulher e mãe. Que ela entenda a importância deste período de seis meses e os benefícios para os futuros cidadãos brasileiros, tais como pessoas menos sujeitas à doenças crônicas, menos bullying nas escolas por sentimentos de rejeição, famílias mais humanizadas e felizes, e um País de igualdade de direitos para com o seu futuro.

Seis meses é muito melhor! É tudo de bom! É mais saúde para as crianças e todos só têm a ganhar!

Você teria coragem de cortar esse vínculo tão precocemente?

Participe dessa campanha!

Um abraço.

Pedro Angelo.

3 comentários:

  1. concordo...e digo mais: para o pai deveria ter uma situação diferenciada...sugiro da seguinte forma: o pai ficaria com o horario de trabalho reduzido durante a licença maternidade...dai poderia ser mais presente e ajudar mais a mãe.(durante toooda a linceça da mãe)

    ResponderExcluir
  2. Olá Dr Pedro!
    Adorei o blog. Acho muito legal divulgar o amor, o bem. Assim a humanidade pode recuperar os valores de família que estão sendo perdidos. Sucesso para você!!!!!!!!!!!!!! Bjs, Chris (nutricionista).

    ResponderExcluir
  3. Doutor Pedro, muito bom encontrar seu blog!
    Realmente as leis do nosso país não são condizentes com o que é ideal para nosso bebê. Cria-se uma roda viva ... bebÊs não são amamentados devidamente até os seis meses, por consequencia, adoecem mais e ... as mães tem que se ausentar do trabalho da mesma forma, para leva-los ao medico e cuidar deles ...!
    E concordo plenamente com o Tiago acima: essa licença paternidade beira o ridiculo. 5 dias?! Quando a esposa mais precisa de apoio, suporte, tanto fisico quanto emocional?!
    è realmente um alento saber que existem - e muitas - pessoas dedicadas a questionar nosso sistema, e fazer o que deve ser feito para uma vida mais simples, leve e saudável.
    Um abraço,
    Vivian

    ResponderExcluir