quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Seis Vacinas que devem ser tomadas pelos adultos

Este texto é de utilidade pública e vem lembrar que não são apenas as crianças que devem estar com a carteirinha de vacinação em dia. Ninguém reluta em levar o filho para tomar uma vacina contra sarampo ou paralisia infantil, mas na hora de cuidar da própria saúde, muitos adultos negligenciam as campanhas de vacinação. Não é apenas o organismo da criança que está sujeito a doenças que o corpo não está preparado para combater.

Em todas as fases de nossa vida estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas. "Faz parte da cultura do brasileiro achar que vacinação é assunto de criança. Mesmo que esse quadro esteja mudando, os adultos ainda não tratam as vacinas com seriedade", diz o infectologista Pauso Olzon da Unifesp. As doenças crônicas que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o indivíduo precisa se vacinar. "As pessoas que estão em grupos de risco, como pessoas com mais de 60 anos ou aquelas que têm doenças crônicas devem sempre estar informadas sobre a vacinação", explica o especialista.

Existem vacinas tanto para bactérias como para vírus. "No primeiro caso, a vacinação é feita para controlar surtos epidemiológicos. Já no caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai voltar", diz Paulo Olzon.

Abaixo relacionamos as vacinas que devem ser tomadas por adultos visando a prevenção de doenças sérias, a saber:

  • Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano;
  • Vacina tríplice-viral - para sarampo, caxumba e rubéola;
  • Vacina contra hepatite tipo B;
  • Pneumo 23 - pneumonia;
  • Vacina contra febre amarela; e 
  • Vacina contra influenza - gripe


"Os idosos que não querem esperar até a campanha anual da vacinação contra a gripe podem tomar a vacina em clínicas particulares em todas as épocas do ano", diz Paulo Olzon. Portanto, você que é adulto: previna-se! É um direito seu! Procure um posto de saúde! Mas, antes, procure seu médico e verifique se você está apto a tomar estas vacinas, se possui algum tipo de alergia a um dos itens de sua composição e a periodicidade com que as mesmas devem ser reforçadas.

Famílias saudáveis são famílias felizes!

Um abraço,
Pedro Angelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário