sexta-feira, 6 de abril de 2012

Páscoa

Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. A Páscoa pode cair em uma data, entre 22 de março e 25 de abril. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes. Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pesah, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu por três dias, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã. A Páscoa nada mais é que um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. De fato, para entender o significado da Páscoa cristã atual, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar os antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa. Esta deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida, daí a figura do ovo ser usada como símbolo e presenteado: renovação e vida são seus significados mais marcantes e fazem alusão ao renascimento e a vida de Jesus Cristo que ressuscitou ao terceiro dia, saindo da morte para e vida eterna.

Meus amigos, na verdade, Páscoa é renascimento. Seja da fé, seja do amor, seja da confiança, seja da paz. Precisamos renascer, todos os dias, nos tornando pessoas melhores não só por nós, mas por aqueles que convivem conosco. Temos que lutar pela igualdade, a fraternidade, a reciclagem de valores éticos e morais, onde a justiça dos homens não dependa de mortes para que esta ocorra. Temos que ser irmãos de nossos vizinhos e amigos de pessoas que não conhecemos. Temos que compartilhar o pouco que temos com os que nada têm. Só assim, acreditando no renascimento, nós seremos capazes de viver num mundo melhor e mais humano. Ajudar a carregar a cruz do outro é renascer em si mesmo.

À todos, meu desejo de muitos renascimentos interiores e muita paz em família! 

Meu abraço!

Pedro Angelo



Nenhum comentário:

Postar um comentário